terça-feira

Outubro Rosa



Bom diaaaa pessoas maravilhosa e abençoadas!!!


Não poderia deixar de postar no nosso cantinho de saúde um evento tão importante como esse o...


OutubroRosa!!!


Outubro e o mês de mobilização no Brasil  e em todo o mundo para a  detecção precoce do câncer de mama. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O objetivo é conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, o que aument as chances de cura da doença.



História


Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.
Em maio de 2009, entrou em vigor no Brasil a Leinº 11.664/08, que assegurou a todas as mulheres o direito à mamografia periódica realizada gratuitamente pelo SUS após os 40 anos (bem como o exame preventivo de câncer de colo do útero para todas as mulheres sexualmente ativas).



Prevenção


De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. No entanto, se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico pode ser melhor controlado. O câncer de mama é a maior causa de morte entre as mulheres brasileiras, principalmente na faixa entre 40 e 69 anos, com mais de 11 mil mortes/ano, segundo dados oficiais.
Para transformar esse panorama, é importante investir cada vez mais em ações de controle e prevenção da doença, além de campanhas de informações sobre o problema.
Lamentavelmente, segundo estimativas do Inca, mais de 49 mil novos casos de câncer de mama devem ser confirmados no Brasil em 2011.
É diante desse quadro que precisamos unir forças, adotando ações que priorizem a saúde feminina.


Conheçamo site do Outubro Rosa(http://www.outubrorosa.org.br)e o Facebook(https://www.facebook.com/OutubroRosaPB?sk=wall


Em todo omundo os vários monumentos turísticos são iluminados no tom rosaem homenagem ao movimento...




Imagens: Google.
 

Mulheradavamos lá todas juntas contra o Câncer de Mama... vamos nosprevenir!!!!






 

"O segredo da saúde mental e corporal, está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas viver sabia e seriamente o presente." Buda.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Gostou? Então deixe seu comentário que ficarei muito feliz!!!
Bjos Déia.