quinta-feira

Pais Brilhantes...

Bom dia!

Vou começar meu bate papo de hoje com alguns trechos do livro de Augusto Cury: “Pais Brilhantes, Professores fascinantes”, estou lendo e achei interessante dividir com vocês.

“Muitos pais trabalham para dar o mundo aos filhos, mas se esquecem de abrir o livro da sua vida para eles.”
“Ensine seus filhos a fazer do palco de sua mente um teatro de alegria, e não um palco de terror.”
“Seus filhos não precisam de gigantes, precisam de seres humanos.”
“Chorar e abraçar são mais importantes do que dar-lhes fortunas ou fazer-lhes montanha de crítica.”

Estou adorando esse livro, meu marido me deu de presente logo que nosso filho nasceu, pois ele sabe que eu gosto de ler e sabe também que gosto muito dos livros do Cury.
E por incrível que pareça, comecei a ler para aprender um pouquinho em como ensinar meu pequeno com técnicas psicológicas, e tenho encontrado algumas coisas que explicam meu próprio comportamento, acredito que foi isso mesmo que o autor quis com esse livro, mexer com o psicológico de quem está lendo para que este possa melhorar e assim poder melhorar o outro.

Eu tenho uma admiração monstra pela minha mãe, mas ela trabalhava demais, pouco tempo tinha para estar junto aos filhos. Eu sei que ela sempre quis o melhor para a gente, pois veio de uma família bem pobre e sofreu muitas privações e humilhações, inclusive de familiares que rejeitavam ela e minha tia, pois meus avós não possuíam dinheiro. Tenho que ressaltar aqui, que mesmo ela tendo pouco estudo, ela aplicou muito das técnicas do livro, aplicava nos poucos momentos que estava com os filhos. Por isso, admiro demais essa mulher, foi sempre guerreira e carregou a família nas costas, pois meu pai sempre foi um tanto quanto egocêntrico, e nunca se incomodou muito com o que se passava com os filhos. Criação ou desleixo? Não sei a resposta até hoje.

Eu sempre me preocupei em ser uma mãe mais presente, mesmo vivendo uma turbilhão de emoções, pois em certos momentos sinto falta de sair, trabalhar, conhecer pessoas novas, etc. Mas quando me propus a ter um filho, logo coloquei na mente que assim que ele nascesse diminuiria meu ritmo. Foi o que fiz, estou cuidando dele, estou cuidando da minha família.

Vejo que o Cury fala em seu livro é verdadeiro, pois os pais geralmente se preocupam em dar ouro aos filhos, mas será que é ouro que os filhos precisam?

Acredito sim que temos que trabalhar, para podermos dar uma melhor educação, dar uma situação confortável para nossos filhos, mas devemos ter um tempo para estarmos com eles, para dividirmos as alegrias, tristezas, angustias.

Então papai e mamãe de plantão leia esse livro, não discuta na frente dos seus filhos, não pressionem demais seus filhos, não exijam demais deles, deixem eles serem crianças, dê limites, ensine o significado da palavra NÃO, ensinem que nem sempre eles vão ganhar, que as vezes aprendemos muito mais quando perdemos, deixem recordações gostosas gravadas na lembrança de seus filhos, dê um tempo do seu dia a seu pequeno e ame muito, ame mesmo porque é um pedacinho de você e ele será reflexo dos seus erros e acertos.


E pra terminar o bate papo de hoje deixo mais um trechinho do livro:

“Certa vez, um filho de nove anos perguntou a um pai, que era médico, quanto ele cobrava por uma consulta. O pai disse-lhe o valor. Passado um mês, o filho aproximou-se do pai, tirou algumas notas do bolso, esvaziou seu cofre de moedas e disse-lhe com os olhos cheio de lágrimas: “pai, faz tempo que eu quero conversar com você, mas você não tem tempo. Consegui juntar o valor de uma consulta. Você pode conversar comigo?” - Augusto Cury / Pais brilhantes, Professores fascinantes -


Pense nisso!!!

Bom restinho de semana e que Deus abençoe a cada um grandemente.

Beijos Déia.




Imagens: Google

2 comentários:

  1. Sabe amiga meu marido tem uma frase muito sabia no meu ver " O tempo hoje em dia é curto,mas temos que ter pelo menos uma hora de qualidade com os filhos" " O que vale no tempo não é a quantidade e sim a qualidade dada a criança" Eu não tenho do que reclamar tive muita qualidade da minha familia. Maria Renata
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo a qualidade é tudo!!!
      Beijão Re e saudades :)

      Excluir

Obrigada pela visita!
Gostou? Então deixe seu comentário que ficarei muito feliz!!!
Bjos Déia.